O processo de coaching é uma metodologia focada no desenvolvimento de competências, mudança de comportamento e superação de bloqueios. Comprovado cientificamente, esse processo auxilia indivíduos a se deslocarem da situação atual para situação desejada. Com sólido embasamento teórico, o coach desafia o (a) cliente a atingir o máximo de seu potencial.
Esse processo é apoiado nos 4 pilares do modelo FARM®:
FOCO
AÇÃO
RESULTADO
MELHORIA CONTÍNUA
Ou seja, direcionar o foco, mover a ação, acompanhar o resultado, ajustando o que
for preciso, e capacitar a coachee a seguir sua evolução sem gerar dependência.
Coaching é um processo focado no futuro, diferente da terapia que trata traumas emocionais do passado. Ao contrário de consultoria e mentoria, o processo de coaching não oferece soluções prontas ou aconselhamento. É um processo que vai além da conversa motivacional que ocorre em processos de auto-ajuda.
O coach usa ferramentas e técnicas baseadas em uma metodologia comprovada cientificamente.
Seu objetivo é que a coachee, popularmente conhecida como cliente, encontre suas próprias respostas através de uma relação de parceria. Para que se alcance os resultados esperados é necessário o compromisso de ambas as partes.
Veja o que é esperado de cada parte durante o processo:
COACH
Conhecimento e expertise nas ferramentas e teorias;
Apoio e Suporte;
Sigilo e não julgamento;
Comprometimento;
Responsabilidade e ética.
COACHEE
Disposição para aprofundamento e mudança;
Autorresponsabilidade;
Abertura ao aprendizado;
Comprometimento com processo, ou seja, presença plena nos encontros, reflexões verdadeiras e profundas, além da execução dos exercícios e combinados.