É imperativa a migração do FoMo para o JoMo?

É altamente provável que você já tenha sido tomado por aquela sensação horrível de não dar conta de fazer tudo que acredita que precisa fazer, ler o que acredita que precisa ler, assistir o que acredita que era importante assistir, durante essa quarentena! 

Fomo para Jomo.jpg

Vivi o FoMo pela primeira vez quando fiz minha transição de carreira, sentia que precisava ler todos os livros, fazer todos os cursos, participar de todas as lives e webinars para estar 100% preparada (olha o perfeccionismo aí! ) e às vezes isso acabava me impedindo de fazer o melhor com aquilo que eu já sabia. E hoje, embora a oferta de conhecimento esteja ainda maior, me percebo muito mais tranquila e consciente das minhas escolhas!

Fiz minha transição do FoMo para o JoMo.

Aterrizando rapidamente os conceitos, FoMo é sobre a ansiedade em relação aquilo que você não escolheu e se sente de alguma forma pressionado a ter escolhido. E basta uma entradinha rápida em qq rede social para você receber uma enxurrada de “dicas” sobre o que lhe falta. Acesso rápido e fácil a conhecimentos, pessoas, oportunidades e o que passa faltar é tempo e atenção para dar conta de tanta oferta.

Por outro lado, o JoMo é sobre tranquilidade e alinhamento das próprias escolhas. É ter clareza sobre para que, quem ou o que dizer SIM ou NÃO. E assumir essa escolha de mente, corpo e coração. E assim usufruir plenamente a experiência da sua escolha, sem sofrer por tudo que está sendo ofertado naquele momento e você optou por não fazer! 

E como se tem essa clareza?! Brinco que infelizmente clareza não vende em caixinha, é preciso gerá-la. E como faz isso?


Minha sugestão é que você trabalhe nos 3 As:

  • AUTOCONHECIMENTO

  • AUTORRESPONSABILIDADE

  • ABUNDÂNCIA.


Autoconhecimento para você sair da superficialidade quando o assunto é você mesmo. Saber quais são seus valores, necessidades, interesses, paixões, talentos e objetivos e assim definir claramente quais são suas prioridades.

Autorresponsabilidade para entender que você é, ou deveria ser, protagonista das suas escolhas, ou viverá a vida com as prioridades dos outros e isso, alguma hora, manda a conta em ansiedade, estresse, angústia, tristeza. 

Abundância pois o que temos, fazemos ou escolhemos é suficiente para começarmos nossa jornada e pensar no que falta, no que ainda não sabemos, não lemos, onde ainda não fomos, compromete nossa performance, plenitude, felicidade, nos impedindo de extrair o máximo do que estamos vivendo. A escassez trava nossa capacidade de explorar nosso arsenal de conhecimento buscando novos usos para o que já sabemos e por isso compromete nossa habilidade de exercer todo nosso potencial.

A ansiedade e estresse começam quando pensar, agir e sentir estão desalinhados. Não se contente em sobreviver à crise, evolua com ela, mas para sua evolução não virar um catapulta para ansiedade, planeje seu crescimento, esteja aberto a refinar suas escolhas e pratique os 3 As que levarão você do FoMo para o JoMo, funcionou comigo, pode funcionar com você também!

Next
Next

Será que podemos ser tudo que queremos ser?